segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EMAGREÇA NO TRABALHO!




Por Mariana Faustino
Fonte: Revista Zero/ Ed. 7
Fotos: Símbolo Imagens

Sua atividade profissional impede que você siga uma dieta clássica? E os coquetéis e almoços de negócios são muitos? O que fazer para manter uma alimentação saudável com tantos compromissos? Diante da correria e em meio a tantas gostosuras, é preciso ter motivação para não se distanciar do principal objetivo: comer de maneira equilibrada. É isso que ensina a nutricionista francesa Marie Laure André no livro Dietas, escolha a sua (Verus Editora), em um capítulo dedicado às pessoas que trabalham o dia todo e fazem as refeições fora de casa.

Lanches rápidos

Você não consegue voltar para casa na hora do almoço? Não se desespere. Existem soluções que podem ajudá-la a compor refeições equilibradas. Se você não tem outra opção a não ser comer um sanduíche ao meio-dia, saiba que ele pode servir de base a um cardápio equilibrado. Prepare você mesma seu lanche com as dicas de Marie:

- Prefira pão integral, que tem digestão lenta e sacia mais.

- Escolha ingredientes simples e magros: presunto sem gordura, atum em conserva de água, ovo cozido, peito de peru, frango ou rosbife.

- Coloque hortaliças: folhas de alface, rodelas de tomate, pepino e rodelas de cebola.

- Nos temperos, prefira mostarda, ketchup ou um pouco de azeite a maionese ou manteiga.

- Se for comprar, fuja dos lanches acompanhados de fritas, cachorro-quente e sanduíches com linguiça ou patê. Privilegie os que levam vegetais crus.



Almoço profissional

No almoço de negócios, a nutricionista recomenda dar preferência aos restaurantes italianos, franceses e de cozinhas variadas que permitem compor uma refeição mais leve. E também os de origem asiática (japonês, tailandês, vietnamita), que apresentam pratos cozidos no vapor, excelentes para se livrar de gorduras e manter o maior número de vitaminas nos alimentos. No caso de escolher entre o prato executivo ou à la carte, ela acredita que o executivo será mais interessante se puder escolher uma entrada de hortaliças cruas, um prato principal sem muita gordura e uma salada de frutas como sobremesa. “À la carte, contente-se com uma pequena entrada, um prato principal, uma sobremesa e um café”, recomenda.



Recepções e Coquetéis

Para Marie Laure André, os canapés e salgadinhos servidos neste tipo de evento são com frequência fonte de excessos alimentares porque acabam sendo consumidos sem fome, no calor das conversas. Portanto, algumas das dicas da autora são: evitar chegar com fome ao coquetel para não atacar os salgadinhos, limitar o consumo de bebidas alcoolicas a um único copo e dar preferência a água e sucos naturais. Se houver docinhos, cuidado para não abusar. O principal é não se deixar levar pela gula.

Não esqueça do lanche

Se você faz uma refeição rápida no almoço, corre o risco de ter a famosa sensação de estômago vazio no final da tarde. Aí é que mora o perigo. Se você não previu um lachinho equilibrado, precisa tomar cuidado com as guloseimas. Barras de chocolate, bolinhos, saquinhos de bala, refrigerantes, pacotes de salgadinho, podem virar bombas no seu corpo. “Se você só comeu um sanduíche na hora do almoço, prepare um lanche para o meio da tarde, como uma bebida e uma fruta, ou um derivado de leite. Assim, vai esperar tranquilamente a hora do jantar”, diz Marie.



Cardápio

O cardápio abaixo de 1,5 mil calorias por dia, elaborado pela autora do livro Dietas, escolha a sua, aliado a 45 minutos de atividade física aeróbica(caminhada puxada, corrida, bicicleta), pode ajudá-la a emagrecer de 2,5 kg a 4 kg por mês.

- CAFÉ DA MANHÃ


Na padaria:
120 ml de leite desnatado com café e adoçante

50 g de pão integral (ou o equivalente)

10 g de manteiga light

Lanche da manhã:

1 iogurte natural desnatado ou 1 fruta fresca

- ALMOÇO

No restaurante:

1 porção de salada de folhas e legumes crus variados

100 g de filet mignon ou frango grelhado

150 g de massa fresca ou batata ao vapor

1 fruta de sobremesa

Lanche da tarde:

1 barra de cereal

- JANTAR

1 sopa de legumes ou 1 porção de salada de folhas
1 posta de peixe grelhado

150 g de arroz

- CEIA

1 porção de salada de fruta


Boommmm.... fica aí mais uma dica meninas!!!! Vamos tentar né...

Nenhum comentário:

Postar um comentário